Feriado de 1 a 4 de maio no Prãna Spa.

Feriado de 1 a 4/5 no Prãna Spa. Uma temporada de imersão nas montanhas saboreando o cardápio natural gourmet, praticando yoga, meditação e recebendo deliciosas massagens ayurvedicas.  Saiba mais em www.pranaspa.com.br

Nutrição para o corpo mente e alma

Add comment abril 22nd, 2014

Um olhar para o atendimento terapêutico com crianças e adolescentes

Por Sônia Maria Marcondes Licursi

Escuto os relatos dos pais que trazem seus filhos para terapia e observo que percebem que algo não vai bem. Algumas vezes relatam que a professora observou algumas situações e a orientação educacional chamou-os para uma entrevista e disse que a criança ou o jovem está com alguns conflitos sociais, angústias na escola, problemas na aprendizagem. Às vezes falam também sobre o relacionamento familiar como sendo causador dos conflitos, refletem ou abrem um espaço de acusação ou sentem-se culpados. É legitimo todos os sentimentos e a percepção do quanto é difícil e sofrido aceitar que algo não vai bem, a arte de educar os filhos e serem pais traz muitas emoções. Cabe a nós terapeutas ajudá-los a desvendar as adversidades do bem viver. Para iniciar a terapia com a criança ou adolescente é importante pensar como foi tecida esta rede de relações: família, criança ou jovem e escola. Nas sessões iniciais com os pais ter um olhar especial para psicodinâmica familiar, observar os sentimentos que envolvem o relacionamento dos pais com a criança ou adolescente, qual a história dos pais com seus filhos e com seus pais. Que lugar esta criança ou jovem ocupa nesta família e quais as crenças dos pais nos seus filhos. No contato com a equipe escolar perceber o que está criança ou adolescente está levando para o âmbito escolar e que o impede de estar livre para aprender e ser feliz. Na infância o aprender é motivado pela curiosidade do saber como o Homem e o mundo funcionam. Na adolescência já aprendeu sobre o Homem e o mundo, agora quer ser protagonista. A escola é o espaço estimulador para o desenvolvimento emocional e é importante pensar também com a equipe qual o lugar desta criança ou jovem no seu grupo classe e como está tecendo a aprendizagem e as relações sociais. É um trabalho de rede, tecer com a família, a criança ou jovem e a escola todas estas observações e verificar o que faz sentido para cada um, ajudá-los em seus papéis e na expressão dos sentimentos diante dos conflitos e problemas apresentados. O processo terapêutico tece uma rede de cuidados e acessa as emoções que envolvem os papéis dos pais, filhos e educadores na sensível tarefa de educar.

Add comment julho 24th, 2013

Transição Outono – Inverno 2013

canela

Segundo o Ayurveda, o mais antigo sistema de saúde do mundo, somos o microcosmo que reflete o macrocosmo, e devemos adaptar a nossa rotina às variações climáticas e sazonais, pois elas exercem grande influência sobre nosso organismo.

Os períodos intersazonais são chamados de rutu sandhi, expressão em sânscrito que correspondem aos 7 dias finais e iniciais das estações. Neste intervalo, o regime alimentar correspondente à estação anterior deve ser descontinuado gradativamente, dando lugar ao novo regime a ser adotado. A descontinuação repentina ou a brusca adoção de uma nova dieta pode provocar o surgimento de desequilíbrios, decorrentes da não adaptação à mudança de hábito (asatmya). Por outro lado, a permanência no mesmo hábito alimentar, indiferente às variações sazonais, pode gerar o agravamento dos biotipos ou doshas (Vata, Pita e Kapha), pela incompatibilidade da dieta com o clima vigente.

O inverno de São Paulo é predominantemente frio e seco, apesar de ensolarado. Essa combinação de atributos tende a acumular a energia Kapha (letargia), agravar a energia Vata (instabilidade) e aliviar a energia Pitta (calor, intensidade). Os desequilíbrios se manifestam por meio de sintomas como: constipação, asma e tosse seca, pele excessivamente ressecada e áspera, aumento de gases intestinais e distensão abdominal, palidez, dor e constrição do esôfago, diminuição da fome, digestão lenta e difícil, ressecamento das fezes, emagrecimento excessivo ou dificuldade de ganhar peso, falta de entusiasmo, tremores, apatia, insônia ou sono excessivo, náusea, letargia, perda do desejo.

A dieta é uma ferramenta importantíssima para reequilibrar o sistema tridosha quando este é afetado pelas variações climáticas.

Aproveite nossas dicas de alimentação e bem-estar.

(mais…)

Add comment junho 19th, 2013

Introdução ao Ayurveda

 

 MAHA BIJA CONSULTORIA EM AYURVEDA, YOGA E BEM VIVER

Flávia Maimoni Ribeiro- Terapeuta ayurvedica

INTRODUÇÃO AO AYURVEDA

Ayur significa vida e Veda é traduzido como conhecimento. Ayurveda é a ciência que nos ensina como viver a vida de forma saudável e plena, integrados com a nossa natureza em particular e com o mundo que nos cerca.

É um sistema de cura preventiva milenar que surgiu na Índia há mais de 5000 anos. Oferece todas as bases para uma vida equilibrada: métodos de desintoxicação do corpo e da mente, rejuvenescimento, alimentação e rotina apropriadas.

A terapia Ayurvedica se baseia no conceito de que tudo que existe no Universo é formado pela interação dos cinco elementos: éter, ar, fogo, terra e água. São eles que definem a nossa constituição original, nossas reações físicas, mentais e emocionais. (mais…)

Add comment abril 2nd, 2013

Dieta Detox Ayurvedica (dieta anti ama)

dieta

“Intoxicação” é o termo utilizado para descrever uma condição provocada por uma extensa lista de contaminantes químicos como metais e poluentes ambientais; pesticidas; químicos usados nas limpezas, álcool, tabaco, drogas, medicamentos, cosméticos, exposição excessiva ao sol, além de dietas ricas em alimentos ultraprocessados, gordura saturada e trans, excesso de sódio e açúcar, aditivos alimentares usados inadequadamente; e pelos radicais livres formados no funcionamento regular do nosso próprio metabolismo. Em pequenas quantidades, os radicais livres atuam positivamente como coadjuvantes do sistema imune. Porém, quando a produção de radicais livres excede as defesas do organismo, ocorre o estresse oxidativo que acelera o envelhecimento, com o consequente aumento da susceptibilidade e a incidência de doenças como o câncer, artrite, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças renais. Ou seja, A nossa saúde depende, em grande parte, da habilidade do organismo em neutralizar eficientemente esses produtos tóxicos.
Todas as substâncias são tóxicas se a concentração for suficientemente alta. O nível de intoxicação varia de acordo com diversos fatores, como o tipo de substância ingerida, o nível de exposição a esta substância, a idade, o peso corpóreo, tabagismo, etc.… (mais…)

Add comment janeiro 29th, 2013

Ayurveda e Yoga no programa Ser Sustentável com Estilo

TVSSE: O Caminho do Bem Estar com Marise Berg from Ser Sustentável com Estilo on Vimeo.

Add comment outubro 10th, 2012

Confirmada a ação anti-inflamatória das massagens

Estudo feito com a participação de 11 atletas mostra que terapias de manipulação são capazes de reabilitar músculos lesionado.

Por ALEXANDRE GONÇALVES – Jornal O Estado de São Paulo

A massagem tem uma ação muito parecida com a dos tradicionais anti-inflamatórios e é eficaz na reabilitação de músculos que sofreram lesões. É o que mostra um estudo divulgado ontem pela revista Science Translational Medicine.

Trabalhos anteriores comprovavam os efeitos práticos da massagem, mas nenhum desvendava as complexas reações bioquímicas que explicam por que ela funciona. “Há consenso de que massagem produz bem-estar”, afirma Simon Melov, do Instituto Buck, nos Estados Unidos. “Agora, temos base científica para explicar como ela atua.”

Normalmente, o esforço físico produz lesões nas fibras dos músculos que levam à processos inflamatórios. Os cientistas descobriram que a massagem estimula a produção de sinais químicos que diminuem a inflamação, de um modo análogo à atuação de vários fármacos.

(mais…)

Add comment fevereiro 9th, 2012

2012: ano de resistência e de resiliência

Queridos amigos.

Vamos abrir o ano de 2012 com a idéia de que superação é saber que “cada ser carrega em si o DOM de ser capaz de ser feliz”.

Vamos começar o ano limpando as tristezas dos pulmões, transmutando em oxigênio, combustível para a coragem necessária para as aspirações e superações.

Criamos então um espaço para um vazio de oportunidades!

Deixamos aqui, de presente, um texto emocionante “emprestado” do teólogo Leonardo Boff (leonardoboff.wordpress.com).

“Os cenários da situação da humanidade, especialmente nos países centrais, são perturbadores. As crises escondem grande padecimento humano, especialmente dos mais vulneráveis dos quais quase ninguém fala.

Face a esta situação devemos resistir e viver a resiliência, vale dizer, aquela atitude de enfrentar com destemor os problemas, dar a volta por cima e aprender dos revezes da vida, pessoal e coletiva.Isso se impõe se a crise geral atingir também nosso pais, o que não é impossível. O importante é não se resignar mas manter a vontade de mudar e crescer. Neste contexto, lembrei-me de um mito antigo da área mediterrânea da Europa por mim já referido em outros escritos.

(mais…)

Add comment janeiro 29th, 2012

Um presente do nosso querido amigo Ivo Minkovicius

Add comment janeiro 14th, 2012

Dia das crianças animado

Comemoramos com todas as crianças o próximo dia 12 de Outubro.
Como presente, compartilhamos a animação do nosso amigo Ivo Minkovicius.

 

Add comment outubro 7th, 2011

Previous Posts


Busca



Prãna SPA


Blog Prãna

Massagens Corporais

Udara BastiKati BastiAbhyangadiagnóstico de pulsoSwedanaPinda Swedana

Vale Presente

Citara Saúde Ayurveda






Variedades

Posts

Categorias de Posts

Colaboradores