Especialidades

ACUPUNTURA

“Todas as doenças são representações do desequilíbrio de duas energias opostas, mas inter-dependentes, que permeiam todo o universo: o Yin e o Yang.” (Houng-Ti – O Imperador Amarelo)

A Medicina Tradicional Chinesa é milenar. Analisa o ser humano como um todo indivisível e as doenças como desequilíbrios energéticos, percebendo os sinais “sutis” que o corpo manifesta, anos antes de aparecerem os sintomas físicos. Para os chineses, saúde é ter equilíbrio em todas as áreas da vida. Observando os ciclos da natureza, suas manifestações e interações com o homem, desenvolveu- se uma medicina que integra aspectos físicos, emocionais, ambientais e até espirituais. Para restabelecer a harmonia das energias no corpo, condição primordial para a saúde e bem-estar, são estimulados pontos dos “Meridianos” (estradas que conduzem a energia vital no corpo – o Yin e o Yang). Esses estímulos podem ser feitos com agulhas, ímãs, sementes, esferas, cristais, luzes coloridas, pressão digital, pastilhas de silício, aquecimento dos pontos, entre outros. A Acupuntura é uma excelente ferramenta para maximizar o bem-estar e a longevidade, usada tanto na prevenção como no tratamento de diversas disfunções.

ANTROPOSOFIA E ACONSELHAMENTO BIOGRÁFICO

APOMETRIA QUÂNTICA 

Apometria Quântica faz parte de uma nova proposta de terapia energética, que nos conecta com uma parte esquecida em nós, permitindo que nos conheçamos melhor, fazendo-nos mais conscientes de nossos padrões de pensamentos, padrões de comportamentos e de emoções, o que nos abre para a possibilidade de uma real transformação e harmonização pessoal.

ASTROLOGIA

A Astrologia é um conhecimento onde energia e matéria estão entrelaçadas e regidas por sucessivos ciclos. A vertente ocidental trabalha com quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Estes são a expressão física das energias universais: potencial, compreensão, amor e justiça; e também das seguintes percepções da realidade: sensação, pensamento, sentimento e intuição. Os quatro elementos coexistem em três tempos, totalizando doze movimentos arquetípicos, conhecidos como os doze signos. Os planetas estão relacionados a cada signo e elemento e narram expressões mitológicas da psique. No nascimento, toda esta configuração (planetas, signos e elementos) registra-se através de um código energético que constitui o mapa astral. Este contém informações que vibram no ser humano em seu campo áurico. É um projeto anímico a ser vivido e superado ao longo da vida. Enfim, conhecer seu mapa astral é conhecer a existência de uma dimensão astral. É abrir nossa mente e consciência aos desígnios da alma, tendo a leveza do coração como medida e arbítrio.

AYURVEDA

A Ayurveda é o sistema de saúde mais antigo do mundo. Desenvolvido pelos antigos sábiosda Índia, teve como base os Vedas, milenares textos sagrados que também fundamentam o Yoga a astrologia Védica. Mais do que um eficaz programa de saúde, é o segredo da longevidade e da qualidade de vida, que utiliza terapias preventivas e curativas para eliminar as toxinas do corpo e da mente, levando o organismo a um melhor funcionamento celular e ao rejuvenescimento.

Essa medicina natural promove tratamentos de desintoxicação e nutrição, orienta hábitos alimentares, estilo de vida, prática de Yoga e utiliza ervas medicinais para tratar o corpo. Saudáveis, conseguimos nos desenvolver. Pensamos, sentimos e agimos de uma maneira que nos é própria e como conseqüência, o corpo se harmoniza. Ao adoecer, nos distanciamos desta sabedoria. Ao desintoxicar e nutrir corretamente nosso corpo e mente, a Ayurveda permite o acesso à uma admirável possibilidade:

Os ciclos do tratamento ayurvedico:

Massagem tradicional indiana com manobras em todo o corpo e aplicação de óleos herbais. É uma arte específica de toque, com estímulo de pontos vitais, alongamentos com manipulação sistêmica dos músculos, pele, tendões e articulações. Produz conforto, relaxamento, saúde mental e física.

Massagem tradicional em todo o corpo para estimular o sistema linfático. Utiliza óleos e pósherbais e realiza manobras semelhantes às do Abhyanga, dando ênfase à drenagem, esfoliação e fricção. Indicada para excesso de oleosidade e sobrepeso.

Aplicação de um fio de óleo herbal morno na testa com ênfase no ponto energético entre as sobrancelhas, Ajna Chakra, que é relacionado com a consciência espiritual e a intuição. Estimula a glândula pituitária que induz a produção de serotonina levando a um relaxamento profundo, sensação de prazer, equilíbrio e clareza mental. Trata insônia e desequilíbrios nos órgãos dos sentidos.

Massagem na face, pescoço e coluna com aplicação de óleos herbais, ervas, frutas, flores. A manipulação dos pontos vitais nessa região promove equilíbrio para o corpo e a mente, rejuvenescimento facial e uma sensação de profundo relaxamento.

Massagem local e aplicação de óleo herbal. Atua no corpo sutil através do estímulo dos pontos e regiões vitais (marmas e chakras) que regularizam a circulação da energia vital (Prãna). Pacifica o coração.

“Banho” dos olhos com manteiga clarificada seguido de massagem facial e nos pés. Tem efeito de limpeza e nutrição. Alivia o cansaço visual , restabelece o brilho natural dos olhos e atenua as linhas de expressão. É especialmente indicado para quem trabalha diretamente com computador ou sob iluminação artificial. Mantém o tecido epitelial intacto, nutre o nervo óptico, melhora a visão periférica e atua beneficamente em casos de vermelhidão, secura excessiva, glaucoma, opacidade corneana, lacrimejamento excessivo, dor e ardência. Amplia o campo de visão sutil permitindo que as impressões se conectem com a memória.

Processo de eliminação de toxinas e impurezas do corpo por meio de sauna a vapor (herbal). Procedimento realizado após as massagens, para relaxar, abrir os canais sutis e fluidificar as toxinas (Ama) auxiliando a penetração dos óleos herbais no corpo. Traz alívio às articulações, remove a rigidez, a sensação de peso e frio no corpo.

Massagem feita com óleo e aplicação de “trouxinhas” quentes embebidas em leite herbal. Tem efeito relaxante e nutritivo para a pele, rejuvenesce, melhora o funcionamento dos sentidos e fortalece o tecido muscular e o nervoso.

Banho de imersão em ervas, massagem nos pés e pernas com óleos herbais e acupressão nos pontos vitais (marmas). Melhora a circulação, alivia tensões e desperta energeticamente todo o organismo.

Massagem do corpo inteiro com luvas de seda, utilizando uma pasta de ervas terapêuticas e óleos herbais. Limpa o corpo energético, estimula a circulação, o metabolismo do tecido adiposo tratando o sobrepeso, excesso de oleosidade e celulite.

A Psicologia Ayurvedica leva em consideração nossa natureza básica, como nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo e os aspectos que equilibram e desequilibram nosso ser em particular. Cada ser humano é único e, portanto, tem tendências de temperamento, personalidade, formas diferentes de lidar com emoções. A busca pela paz, plenitude e felicidade é igual para todos, mas cada indivíduo traça seu caminho de cura e transformação de forma diferenciada. A Psicologia Ayurvedica nos auxilia a encontrar nossa maneira de ser e estar no mundo através deste reconhecimento de quem nós somos. Para isso nos oferece “mapas de autoconhecimento” e formas de equilibrarmos a nossa mente para obtermos cura e abundância na vida.

FONAUDIOLOGIA

HOMEOPATIA

A palavra Homeopatia significa, a cura pela substância medicinal semelhante. O médico mergulha no universo de seu paciente, para conhecê-lo em profundidade. Como sente, pensa, vive e finalmente, como este adoece. Com o conhecimento das incontáveis substâncias medicinais que a natureza apresenta, como mãe generosa, escolhe a que se assemelha ao seu paciente, a que demonstrou a mesma sutileza energética em suas manifestações ao ser previamente experimentada. Essa substância será capaz de desencadear no indivíduo, o caminho de uma verdadeira cura e não somente o alívio momentâneo dos incômodos causados pela doença ou pelo uso dos medicamentos alopáticos.

Essa verdadeira arte de curar, como conceituou Hahnnemann – o pai da Homeopatia – une arte e ciência. Como arte, exige do médico uma observação isenta de preconceitos para perceber em quem deseja curar, o que realmente está alterado no corpo, na mente e em sua alma. Como ciência, entender que só pode curar o homem em toda sua complexidade, o medicamento que foi experimentado no homem, e não em animais ou em laboratório. Diante disso, conhecer as mais de três mil substâncias já experimentadas e estudadas ao longo de duzentos anos, para escolher a que melhor se adapte a quem deposita com tanta esperança, a vida em suas mãos.

NUTRIÇÃO

Despertar no indivíduo a consciência e o desejo pela alimentação saudável é a missão e o desafio do Nutricionista. A dieta adequada é um dos principais pilares da boa saúde. Tudo o que somos é o resultado da síntese dos alimentos físicos e/ou energéticos que ingerimos. Eles fornecem para o organismo o material necessário para o processo metabólico que nutre a vida. São os melhores medicamentos.

Quando são adequados para o nosso corpo e devidamente digeridos, contribuem para nos tornar saudáveis. Quando a dieta não é compatível com a nossa individualidade, sofremos de desequilíbrios físicos e psicológicos. Nossa saúde, nosso peso ideal, nossa estabilidade emocional, nossa acuidade mental e nosso bem estar geral dependem da dieta que praticamos todo dia.

NUTROLOGIA E MASTOLOGIA

A Nutrologia consiste na avaliação individualizada e personalizada que vai desde a interpretação clínica dos exames laboratoriais e de imagem à análise da composição corporal e investigação do padrão alimentar do paciente. A Mastologia é a especialidade que cuida da saúde das mamas de homens e mulheres, principalmente do câncer de mama, mas também de doenças benignas e da prevenção do câncer em mulheres de alto risco. Quando a Nutrologia alinha-se à Mastologia, têm-se uma medicina integrativa capaz de olhar o paciente por inteiro com foco no estilo de vida, na prevenção e tratamento dos fatores de risco de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, as doenças cardiovasculares, metabólicas e o próprio câncer. A perda de peso controlada, alimentação saudável, combate à inflamação crônica, aumento da imunidade, suplementação e medicação adequadas e a prática de exercícios físicos são algumas das estratégias adotadas com esse objetivo.

OPTOMETRIA COMPORTAMENTAL

A OPTOMETRIA é uma a ciência da área da saúde, não médica, responsável pelo cuidado primário da saúde visual e ocular. Nosso objetivo é prevenir, detectar e solucionar as alterações visuais.

A OPTOMETRIA COMPORTAMENTAL ou Neuro-optometria é uma especialidade que entende que a forma como as pessoas enxergam é o resultado de como o cérebro aprende a utilizar seus olhos.

Além de compensar os defeitos refrativos e tratar alterações funcionais da visão, a optometria comportamental trabalha sobre os problemas relacionados ao desenvolvimento e ao aprendizado visual. Dentro dessa filosofia é fundamental identificar qualquer alteração que impeça a obtenção do máximo rendimento visual com o menor esforço.

Portanto, o Optometrista é o profissional capacitado para:

O propósito do Optometrista Comportamental não é somente que seus pacientes tenham uma boa acuidade visual, porém que tenham a habilidade de usar completamente a sua visão de uma maneira eficiente e confortável.

Além de compensar os defeitos refrativos e tratar alterações funcionais como, dificuldade de enfoque, sistema visual estressado ou visão dupla, o Optometrista Comportamental soluciona problemas relacionados ao desenvolvimento e a aprendizagem visual podendo ou não estar diretamente envolvidos com o fato de ver nítido. Para esse profissional é importante entender como seus pacientes recebem, compreendem, identificam e discriminam o tamanho, forma e cor, calculam as distâncias e a velocidade dos objetos… Ou seja, é importante identificar qualquer alteração que esteja impedindo a obtenção do máximo rendimento visual com o menor esforço.

O Optometrista Comportamental analisa os problemas visuais desde um ponto de vista global, considerando o sistema visual como um integrante do organismo. Por tanto, trabalha em contato direto com outros profissionais como fonoaudiólogos, pediatras, psicólogos, educadores, reeducadores auditivos… formando uma equipe multidisciplinar.

PSICOTERAPIA

A psicoterapia tem como direção principal o processo de autoconhecimento, independente da linha de abordagem. É um espaço facilitador do crescimento pessoal; através de um processo criativo, promove ferramentas para que o indivíduo adquira intimidade consigo mesmo e amplie seus canais de comunicação, sendo capaz de criar um repertório para lidar de forma saudável com as crises e conflitos pessoais. As psicoterapias breves trabalham situações mais pontuais e as psicoterapias processuais focam o percurso evolutivo do indivíduo como um todo.

Conhecer-se bem é o primeiro passo para uma boa relação com os outros e com o mundo. A psicoterapia, portanto, tem como finalidade trazer o significado essencial das experiências que muitas vezes está encoberto por medo, raiva ou outra carga emocional que nos impede de experimentar o mundo de forma mais genuína.

QUIROPRAXIA

A Federação Mundial de Quiropraxia (World Federation of Chiropractic), em seu congresso bienal na Nova Zelândia em Maio de 1999, propôs uma definição oficial de quiropraxia, descrita abaixo: “Profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema músculo-esquelético e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde em geral. Há uma ênfase em terapias manuais, incluindo a manipulação ou ajustamento vertebral.” Podemos resumir dizendo que a quiropraxia efetua ajustes e manobras na coluna vertebral que melhoram o sistema nervoso autônomo no relacionamento saudável com todos os órgãos e tecidos. Indicando também um caminho de prevenção com posturas e exercícios adequados para cada individuo. Estudos comprovam a eficácia da quiropraxia nas alterações do sistema nervoso-músculo-esquelético em condições tais como lombalgias (dores nas costas) cervicalgias (dores no pescoço), cefaléias (dores de cabeça) alterações de postura, hérnia de disco, problemas musculares como distensões e tensão exagerada.

RADIESTESIA

A palavra Radiestesia vem do latim e significa sensibilidade às radiações. É uma disciplina na qual o operador consegue trazer as percepções do inconsciente para o consciente através de: pêndulos, varetas, dinamômetros, por exemplo. A arte da radiestesia era praticada por: chineses, hindus, egípcios, persas, hebreus, peruanos, gregos, gauleses, há anos para busca de água e minerais. Hoje é usada em diversas áreas: saúde, geofísica, geologia, química, entre outros. Os instrumentos radiestésicos servem como tradutores. O inconsciente sente as radiações e através de uma ação neuro-motora movimenta o instrumento, que podem ser analisadas e interpretadas pelo nosso consciente lógico e racional. Nosso inconsciente seleciona essas vibrações para o nosso consciente para não ficarmos loucos com tantas informações e freqüências eletromagnéticas. Porém um radiestesista pode identificar e trazer essa informação do inconsciente e usá-la na identificação de desequilibrios. A Radiestesia na área da saúde vem ajudar na percepção dos processos de adoecimento que são multi-fatoriais – seja pela vida moderna, por radiações nocivas ou por uma rotina distante do equilíbrio natural. A radiestesia vem para ajudar os pacientes e profissionais de saúde identificando desequilíbrios e selecionando um caminho de soluções mais eficiente e rápido.

TERAPIA VISUAL

Acreditamos que nossos olhos se deterioram inexoravelmente ao longo da vida, sem a possibilidade de melhora. Não nos damos conta que parte dessa perda se dá em decorrência de hábitos nocivos que adquirimos. Passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados, diante de um computador, sem luz natural ou horizonte. Poucos se permitem observar detalhes de um objeto apenas pelo prazer de olhar. Um corpo saudável se move constantemente de maneira variada. Assim deve ser também a visão. O método Meir Schneider Self-Healing desenvolveu meios de potencializar a visão funcional através de exercícios e práticas não invasivas, que estimulem a atenção e a percepção visual. Os exercícios obedecem a alguns princípios básicos:

  1. Capacidade de observar os menores detalhes possíveis.
  2. Relaxamento visual.
  3. Equilíbrio no uso dos dois olhos.
  4. Equilíbrio entre visão central e periférica.
  5. Capacidade de adaptação a diferentes intensidades de luz.

Esse método pode ser utilizado tanto para diminuir perdas decorrentes do excesso de atividades com a visão próxima como para quem apresenta maior comprometimento visual em consequência de patologias (glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética, etc.) ou ametropias (miopia, astigmatismo, hipermetropia). Os recursos usados de forma combinada são: massagens, movimentação passiva e dinâmica, movimentação inusitada, exercícios de visão, de respiração, de visualização e de relaxamento.