Ayurveda

O PRESENTE DE BRAHMA PARA O BENEFÍCIO DE TODOS OS SERES HUMANOS

A Ayurveda é a Ciência da Vida dos Vedas, sistema de cura vigente na Índia. É a face terapêutica da ciência yogue, enquanto esta é sua face espiritual, como partes de um único corpo.

A Ayurveda utiliza ervas medicinais, promove tratamentos de desintoxicação e nutrição, orienta hábitos alimentares, hábitos de vida e práticas de Yoga (exercícios de respiração e posturas) para tratar nosso corpo físico. A meditação e os mantras equilibram nossa mente.

Saudáveis, conseguimos nos desenvolver. Pensamos, sentimos e agimos de uma maneira que nos é própria e como consequência, o corpo se harmoniza. Ao adoecer, nos distanciamos desta Sabedoria.

Desintoxicando e nutrindo corretamente nosso corpo e mente, a Ayurveda permite o acesso à admirável possibilidade: ser quem em essência somos e viver realmente o que nascemos para viver.

Processo de cura

Ayurveda é a antiga “Ciência da Vida” dos Vedas (as escrituras sagradas hindus), além de ser, até hoje, o sistema de cura e prevenção das doenças vigente na Índia. Esta antiga Sabedoria nos ensina como premissa, que devemos antes desintoxicar o nosso corpo e a nossa mente para depois nutri-los com perfeição. Limpo, nosso organismo consegue absorver os nutrientes que lhe são oferecidos.

O organismo intoxicado

O organismo acumula toxinas como resultado do mal viver: Nosso estilo de vida estressante, tensões emocionais, alimentos de má qualidade que ingerimos, do ar impuro que respiramos, etc.

O fluxo de tudo o que nos alimenta

As toxinas obstruem a rede de canais que percorre o nosso corpo e leva alimentos a todos os órgãos. Através dessa rede, chegam até as mais íntimas células do organismo, danificando os tecidos e propiciando o desenvolvimento de doenças.

Para restabelecer esse bom fluxo e promover a saúde, não basta tomar medicamentos, é necessário desintoxicar o organismo.

O Ciclo de Tratamento do Ayurveda

A Ayurveda propõe um tratamento que pode ser resumido nas etapas:

1ª – Consulta de identificação da constituição energética e dos desequilíbrios;

2ª – Dieta de Desintoxicação;

3ª – Massagens de Mobilização de Toxinas

4ª – Eliminação Profunda;

5ª – Nutrição;

6ª – Revitalização e rejuvenescimento (Rasayana);

Cada etapa desse ciclo tem uma função específica no restabelecimento da saúde:

Dieta de Desintoxicação

 Essa dieta aumenta o “fogo digestivo”, ou seja, aumenta a capacidade do corpo de metabolizar as toxinas acumuladas e o prepara para a etapa seguinte, que é a mobilização de toxinas.

Massagens de mobilização de toxinas

Por meio de massagens e utilização de óleos e ervas escolhidos de acordo com a constituição individual, as toxinas são mobilizadas e conduzidas para as vias de eliminação naturais (fezes, urina e suor).

Abhyanga

Shirodhara 

Udwartana

Garshana

Pinda Swedana

Hiridi Basti

Udara Basti

◊ Kati Basti

Eliminação de Toxinas – Pancha Karmas

Em alguns casos, dependendo do grau de adoecimento, tratamentos mais profundos são necessários para ajudar o organismo a eliminar as toxinas.

Rejuvenescimento e Revitalização – Rasayana

Uma vez desintoxicado, começa o verdadeiro tratamento de saúde.

Desenvolve-se nesta etapa, uma nova rotina diária que inclui: alimentação adequada à constituição individual, práticas de respiração (pranayamas), Meditação e práticas físicas (yoga).

 Despertar em cada pessoa o instinto de observador e curador interno, que a leva a escolher de maneira natural o que é bom e a viver um estilo de vida que lhe é próprio, é um dos maiores benefícios do Tratamento Ayurvédico.