Especialidades

ACUPUNTURA

“Todas as doenças são representações do desequilíbrio de duas energias opostas, mas inter-dependentes, que permeiam todo o universo: o Yin e o Yang.” (Houng-Ti – O Imperador Amarelo)

A Medicina Tradicional Chinesa é milenar. Analisa o ser humano como um todo indivisível e as doenças como desequilíbrios energéticos, percebendo os sinais “sutis” que o corpo manifesta, anos antes de aparecerem os sintomas físicos. Para os chineses, saúde é ter equilíbrio em todas as áreas da vida. Observando os ciclos da natureza, suas manifestações e interações com o homem, desenvolveu- se uma medicina que integra aspectos físicos, emocionais, ambientais e até espirituais. Para restabelecer a harmonia das energias no corpo, condição primordial para a saúde e bem-estar, são estimulados pontos dos “Meridianos” (estradas que conduzem a energia vital no corpo – o Yin e o Yang). Esses estímulos podem ser feitos com agulhas, ímãs, sementes, esferas, cristais, luzes coloridas, pressão digital, pastilhas de silício, aquecimento dos pontos, entre outros. A Acupuntura é uma excelente ferramenta para maximizar o bem-estar e a longevidade, usada tanto na prevenção como no tratamento de diversas disfunções.

AYURVEDA

A Ayurveda é o sistema de saúde mais antigo do mundo. Desenvolvido pelos antigos sábiosda Índia, teve como base os Vedas, milenares textos sagrados que também fundamentam o Yoga a astrologia Védica. Mais do que um eficaz programa de saúde, é o segredo da longevidade e da qualidade de vida, que utiliza terapias preventivas e curativas para eliminar as toxinas do corpo e da mente, levando o organismo a um melhor funcionamento celular e ao rejuvenescimento.

Essa medicina natural promove tratamentos de desintoxicação e nutrição, orienta hábitos alimentares, estilo de vida, prática de Yoga e utiliza ervas medicinais para tratar o corpo. Saudáveis, conseguimos nos desenvolver. Pensamos, sentimos e agimos de uma maneira que nos é própria e como conseqüência, o corpo se harmoniza. Ao adoecer, nos distanciamos desta sabedoria. Ao desintoxicar e nutrir corretamente nosso corpo e mente, a Ayurveda permite o acesso à uma admirável possibilidade:

Os ciclos do tratamento ayurvedico:

Massagem tradicional indiana com manobras em todo o corpo e aplicação de óleos herbais. É uma arte específica de toque, com estímulo de pontos vitais, alongamentos com manipulação sistêmica dos músculos, pele, tendões e articulações. Produz conforto, relaxamento, saúde mental e física.

Massagem tradicional em todo o corpo para estimular o sistema linfático. Utiliza óleos e pósherbais e realiza manobras semelhantes às do Abhyanga, dando ênfase à drenagem, esfoliação e fricção. Indicada para excesso de oleosidade e sobrepeso.

Aplicação de um fio de óleo herbal morno na testa com ênfase no ponto energético entre as sobrancelhas, Ajna Chakra, que é relacionado com a consciência espiritual e a intuição. Estimula a glândula pituitária que induz a produção de serotonina levando a um relaxamento profundo, sensação de prazer, equilíbrio e clareza mental. Trata insônia e desequilíbrios nos órgãos dos sentidos.

Massagem na face, pescoço e coluna com aplicação de óleos herbais, ervas, frutas, flores. A manipulação dos pontos vitais nessa região promove equilíbrio para o corpo e a mente, rejuvenescimento facial e uma sensação de profundo relaxamento.

Massagem local e aplicação de óleo herbal. Atua no corpo sutil através do estímulo dos pontos e regiões vitais (marmas e chakras) que regularizam a circulação da energia vital (Prãna). Pacifica o coração.

“Banho” dos olhos com manteiga clarificada seguido de massagem facial e nos pés. Tem efeito de limpeza e nutrição. Alivia o cansaço visual , restabelece o brilho natural dos olhos e atenua as linhas de expressão. É especialmente indicado para quem trabalha diretamente com computador ou sob iluminação artificial. Mantém o tecido epitelial intacto, nutre o nervo óptico, melhora a visão periférica e atua beneficamente em casos de vermelhidão, secura excessiva, glaucoma, opacidade corneana, lacrimejamento excessivo, dor e ardência. Amplia o campo de visão sutil permitindo que as impressões se conectem com a memória.

Processo de eliminação de toxinas e impurezas do corpo por meio de sauna a vapor (herbal). Procedimento realizado após as massagens, para relaxar, abrir os canais sutis e fluidificar as toxinas (Ama) auxiliando a penetração dos óleos herbais no corpo. Traz alívio às articulações, remove a rigidez, a sensação de peso e frio no corpo.

Massagem feita com óleo e aplicação de “trouxinhas” quentes embebidas em leite herbal. Tem efeito relaxante e nutritivo para a pele, rejuvenesce, melhora o funcionamento dos sentidos e fortalece o tecido muscular e o nervoso.

Banho de imersão em ervas, massagem nos pés e pernas com óleos herbais e acupressão nos pontos vitais (marmas). Melhora a circulação, alivia tensões e desperta energeticamente todo o organismo.

Massagem do corpo inteiro com luvas de seda, utilizando uma pasta de ervas terapêuticas e óleos herbais. Limpa o corpo energético, estimula a circulação, o metabolismo do tecido adiposo tratando o sobrepeso, excesso de oleosidade e celulite.

A Psicologia Ayurvedica leva em consideração nossa natureza básica, como nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo e os aspectos que equilibram e desequilibram nosso ser em particular. Cada ser humano é único e, portanto, tem tendências de temperamento, personalidade, formas diferentes de lidar com emoções. A busca pela paz, plenitude e felicidade é igual para todos, mas cada indivíduo traça seu caminho de cura e transformação de forma diferenciada. A Psicologia Ayurvedica nos auxilia a encontrar nossa maneira de ser e estar no mundo através deste reconhecimento de quem nós somos. Para isso nos oferece “mapas de autoconhecimento” e formas de equilibrarmos a nossa mente para obtermos cura e abundância na vida.

HOMEOPATIA

A palavra Homeopatia significa, a cura pela substância medicinal semelhante. O médico mergulha no universo de seu paciente, para conhecê-lo em profundidade. Como sente, pensa, vive e finalmente, como este adoece. Com o conhecimento das incontáveis substâncias medicinais que a natureza apresenta, como mãe generosa, escolhe a que se assemelha ao seu paciente, a que demonstrou a mesma sutileza energética em suas manifestações ao ser previamente experimentada. Essa substância será capaz de desencadear no indivíduo, o caminho de uma verdadeira cura e não somente o alívio momentâneo dos incômodos causados pela doença ou pelo uso dos medicamentos alopáticos.

Essa verdadeira arte de curar, como conceituou Hahnnemann – o pai da Homeopatia – une arte e ciência. Como arte, exige do médico uma observação isenta de preconceitos para perceber em quem deseja curar, o que realmente está alterado no corpo, na mente e em sua alma. Como ciência, entender que só pode curar o homem em toda sua complexidade, o medicamento que foi experimentado no homem, e não em animais ou em laboratório. Diante disso, conhecer as mais de três mil substâncias já experimentadas e estudadas ao longo de duzentos anos, para escolher a que melhor se adapte a quem deposita com tanta esperança, a vida em suas mãos.

QUIROPRAXIA

A Federação Mundial de Quiropraxia (World Federation of Chiropractic), em seu congresso bienal na Nova Zelândia em Maio de 1999, propôs uma definição oficial de quiropraxia, descrita abaixo: “Profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema músculo-esquelético e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde em geral. Há uma ênfase em terapias manuais, incluindo a manipulação ou ajustamento vertebral.” Podemos resumir dizendo que a quiropraxia efetua ajustes e manobras na coluna vertebral que melhoram o sistema nervoso autônomo no relacionamento saudável com todos os órgãos e tecidos. Indicando também um caminho de prevenção com posturas e exercícios adequados para cada individuo. Estudos comprovam a eficácia da quiropraxia nas alterações do sistema nervoso-músculo-esquelético em condições tais como lombalgias (dores nas costas) cervicalgias (dores no pescoço), cefaléias (dores de cabeça) alterações de postura, hérnia de disco, problemas musculares como distensões e tensão exagerada.

RADIESTESIA

A palavra Radiestesia vem do latim e significa sensibilidade às radiações. É uma disciplina na qual o operador consegue trazer as percepções do inconsciente para o consciente através de: pêndulos, varetas, dinamômetros, por exemplo. A arte da radiestesia era praticada por: chineses, hindus, egípcios, persas, hebreus, peruanos, gregos, gauleses, há anos para busca de água e minerais. Hoje é usada em diversas áreas: saúde, geofísica, geologia, química, entre outros. Os instrumentos radiestésicos servem como tradutores. O inconsciente sente as radiações e através de uma ação neuro motora movimenta o instrumento, que podem ser analisadas e interpretadas pelo nosso consciente lógico e racional. Nosso inconsciente seleciona essas vibrações para o nosso consciente para não ficarmos loucos com tantas informações e frequências eletromagnéticas. Porém um radiestesista pode identificar e trazer essa informação do inconsciente e usá-la na identificação de desequilíbrios. A Radiestesia na área da saúde vem ajudar na percepção dos processos de adoecimento que são multifatoriais – seja pela vida moderna, por radiações nocivas ou por uma rotina distante do equilíbrio natural. A radiestesia vem para ajudar os pacientes e profissionais de saúde identificando desequilíbrios e selecionando um caminho de soluções mais eficiente e rápido.