Introdução ao Ayurveda

abril 2nd, 2013

 

 MAHA BIJA CONSULTORIA EM AYURVEDA, YOGA E BEM VIVER

Flávia Maimoni Ribeiro- Terapeuta ayurvedica

INTRODUÇÃO AO AYURVEDA

Ayur significa vida e Veda é traduzido como conhecimento. Ayurveda é a ciência que nos ensina como viver a vida de forma saudável e plena, integrados com a nossa natureza em particular e com o mundo que nos cerca.

É um sistema de cura preventiva milenar que surgiu na Índia há mais de 5000 anos. Oferece todas as bases para uma vida equilibrada: métodos de desintoxicação do corpo e da mente, rejuvenescimento, alimentação e rotina apropriadas.

A terapia Ayurvedica se baseia no conceito de que tudo que existe no Universo é formado pela interação dos cinco elementos: éter, ar, fogo, terra e água. São eles que definem a nossa constituição original, nossas reações físicas, mentais e emocionais.

Nossa natureza (Prakruti)

Nossa verdadeira natureza é chamada de Prakruti, aquilo que somos, que herdamos de nossa linhagem genética, ou seja, a porcentagem ou combinação dos cinco elementos em nossa constituição. Como exemplo: uma pessoa que possui bastante fogo em sua constituição tende a ser mais “quente”, ter ações mais assertivas, espírito de liderança; uma pessoa que tem mais água em sua constituição tende a apresentar mais retenção de líquidos e gordura, ser mais chorona e sensível emocionalmente e assim por diante.

Nossa interação com o mundo externo, entretanto, faz com que algumas destas condições naturais originais ou de nascimento se alterem gerando desequilíbrios que produzem em maior escala o que chamamos de doença.

Vikruti é nossa constituição atual resultante de alterações que ocorrem quando sujeitamos nossa natureza à condições desfavoráveis, como: alterações de clima, mudanças culturais e na alimentação, hábitos desestruturantes, relações nocivas.

Para nos harmonizarmos com nossa natureza, devemos RECONHECER qual é nossa constituição original, interagindo com o mundo de acordo com as nossas necessidades e forma de expressão.

 

 Nossas necessidades naturais (Vegas)

Começamos pelas nossas necessidades básicas e essenciais. O Ayurveda nos diz que temos 13 necessidades que nunca devem ser suprimidas: urinar, evacuar, ejacular, eliminar gases, vomitar, espirrar, arrotar, bocejar, comer, beber, chorar, dormir, respirar, liberar emoções.

Quando bloqueamos o fluxo natural destas necessidades, ao segurar um espirro, engolir o choro, geramos tanto mal em nós que passamos a acumular toxinas que querem encontrar uma via natural de saída do corpo.

Fogo digestivo (Agni)

Na compreensão do Ayurveda: “nós não somos o que comemos, mas sim o que digerimos!”. E não nos alimentamos apenas de comida, mas também de impressões através dos cinco sentidos, como a luz do sol que é digerida pela pele e pelos olhos, o conhecimento que é digerido pelo intelecto…

Saúde existe quando tudo o que nos alimenta é digerido adequadamente e, o que não é necessário, é eliminado, pois o que não digerimos vira intoxicação.

Dentro do ayurveda, há uma representação de nossa força digestiva, chamada Agni, que é traduzido como fogo, aquele que governa as transformações e metabolismos do corpo. O Agni mantém: a temperatura corporal, o funcionamento do sistema imunológico, os impulsos de coragem, a alegria e entusiasmo de viver, a longevidade, o brilho e vigor, a clareza e o discernimento.

Portanto, mais do que uma simples capacidade de digerir, agni metaboliza o que vivemos. Transforma as situações adversas da vida física e emocional em energia.  No entanto, quando está alterado a saúde se deteriora.

Existe um ditado que diz: “Aquele que tem um bom agni pode comer veneno e metabolizar em néctar, aquele que tem um mau agni come néctar e metaboliza em veneno”.

Todos nós temos essa força digestiva, mas acontece que as pessoas são diferentes, e assim, o agni manifesta-se dentro delas de modo igualmente ímpar. Os fatores que indicam um agni equilibrado são: apetite regular, digestão processada de forma suave e natural, eliminações ocorrendo de forma regular, bom hálito e disposição.

Os fatores que apontam desequilíbrio no agni são: sensação de “empachamento”, de peso ou queimação após as refeições, desequilíbrios nas eliminações (diarréia ou constipação), gases, mau hálito, sensação de sono após as refeições, falta ou excesso de apetite.

Toxinas (Ama)

Ama é todo resíduo tóxico que se acumula no organismo. Ela é a toxina que obstrui nossa força vital sendo geradora de doenças.

 Os atributos de ama são: frio, pegajoso, oleoso, pesado, de odor desagradável. Se pensarmos neste instante em um alimento que tenha algumas destas características certamente ele é uma fonte geradora de ama.

As toxinas físicas (ama)são eliminadas do corpo através da urina, fezes, respiração e suor. Para se digerir ama já presente, é necessário aumentar o agni com uma dieta baseada em ervas e alimentos picantes e de potência quente. Jejuns e uma dieta de desintoxicação ayurvedica também são recomendados para digestão de ama. Em geral ama leva 15 dias para ser digerida.

 Existem também emoções que, quando não digeridas, levam a uma intoxicação. São elas: preocupação, tristeza, medo, raiva, ódio, aversão, ciúme, inveja. As toxinas emocionais são eliminadas através da elaboração e expressão das emoções, assunto este que será visto em Psicologia Ayurvedica.

 Na terapia ayurvedica aprenderemos a identificar a presença de toxinas através de uma observação da cobertura da língua, assunto este que será visto quando abordarmos a Rotina Diária.

Nossa imunidade (Ojas)

Ojas representa a nossa reserva de energia vital, a nossa resistência e imunidade tanto física quanto psicológica. Ele permite cada um resistir a estímulos estressantes, recuperar de doenças e manter a vitalidade em seu potencial máximo.

Existem dois tipos de Ojas: aquele que é herdado geneticamente (como se fosse um combustível que recebemos na vida, um tanque cheio de gasolina que vai se esvaziando com o passar do tempo e finaliza-se na morte); e aquele que produzimos pela nossa relação com a alimentação e cuidados com nosso corpo e vitalidade.

No Ayurveda todo tratamento visa incrementar, sustentar e fortalecer Ojas. Ajustar a maneira de estar no mundo é uma meta que ajuda na manutenção da vida e  longevidade.

Entry Filed under: Ayurveda

Leave a Comment

Required

Required, hidden


6 + = onze

Some HTML allowed:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário de Posts

março 2024
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Post's mais recentes