Santo gengibre

dezembro 15th, 2010

Por Marise Berg

Tenho visto que muitas culturas reconhecem o Gengibre como uma especiaria terapêutica de alta eficácia.

Pra Ayurveda ele é imbatível pois melhora a potência digestiva, elimina toxinas, absorve fluidos dos intestinos, aumenta o calor corporal, alivia dores e congestões.

Suas principais ações biomédicas são: diaforético (promove o suor), expectorante, carminativo (elimina gases), antiespasmódico, antiemético (ameniza náuseas, enjôos e vômito) é emenagogo (limpa a bile).

O suco fresco melhora a circulação periférica, causando vasodilatação e suor limpando as toxinas do plasma e do sangue.

O pó seco é usado como antiinflamatório em artrites.

Nas duas formas ele ajuda a eliminar muco das vias respiratórias e pulmões.

Ao ser associado a outras ervas, melhora a absorção do organismo (também funciona ao ser associado com medicamentos alopáticos).

O suco fresco pode ser obtido espremendo na centrífuga ou ralando no ralador e espremendo num pano limpo ou colocando o sumo ralado numa peneira e espremendo com uma colher.

Em todos os casos deve-se deixar o suco decantar por umas duas horas. Você vai perceber uma “resina” no fundo do recipiente. Beba só o suco e não misture essa resina que pode irritar a mucosa do estômago.

Misture 3 colheres (sopa) desse suco com 3 colheres (sopa) de limão e 5 colheres (chá) de mel (Pitta ou Kapha) ou açúcar mascavo (Vata). Esse suco pode ser tomado ao longo do dia (colheradas de café) ou misturado à água morna para fazer chá. Serve tanto em caso de congestão respiratória como em falta de apetite, enjôos e para eliminar toxinas (consulte o terapeuta sobre a dosagem e período de ingestão).

O uso de Gengibre é contra indicado em caso de Pitta agravado, úlceras, gravidez (pode ser ingerido em doses controladas e com acompanhamento médico), pressão alta, refluxo, doenças inflamatórias na pele e em caso de pedra na vesícula.

Referência: Ayurvedic Medicine – Sebastian Pole.

Entry Filed under: Alimentação Ayurvédica,Ayurveda,Nutrição

Leave a Comment

Required

Required, hidden


4 − = três

Some HTML allowed:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário de Posts

janeiro 2019
S T Q Q S S D
« jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Post's mais recentes